Irineu Pereira
violoncelista
Licenciado em violoncelo pela Universidade Federal de São João Del Rei, Irineu Pereira iniciou seus estudos musicais no antigo Coral das Escolas Municipais de Juiz de Fora, onde foi introduzido à pratica do canto ainda em sua infância. Poucos anos depois, Irineu foi apresentado ao violoncelo através do extinto projeto Belgo-Filarmônica. Ali, Irineu teve seus primeiros contatos com o instrumento e, posteriormente, seguiu como instrumentista titular da Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora.
De maneira similar, para fortalecer seu currículo como instrumentista de câmara, Irineu integrou diversas formações orquestrais na região de Juiz de Fora, com destaque para o Grupo Sinfonietta, e na região de São João Del Rei, local de sua formação superior. Além disso, teve vasta experiência no mercado de cerimônias de casamento, tendo integrado diversos grupos nas cidades de Juiz de Fora, São João Del Rei, Lavras e Cabo Frio.
Como instrumentista licenciado, Irineu foi professor de diversos alunos nas cidades de Juiz de Fora e Matias Barbosa, possuindo, inclusive, alunos já inseridos em instituições acadêmicas e um estúdio de violoncelos na cidade de Juiz de Fora. Irineu se dedicou como professor no Conservatório Estadual de Música Haidee França Americano, como violoncelista permanente no Quarteto de Cordas Harmonia4 e como chefe do naipe de violoncelos na Orquestra Juiz de Fora.