Sobre o Quarteto Harmonia detalhe

whatsapp

O Harmonia 4 é um quarteto musical experiente que se destaca no ramo de música para cerimônias sociais. Com uma formação sólida e qualificada, o grupo oferece um repertório único que vai desde músicas clássicas até sucessos populares, combinando sofisticação e brilho dos instrumentos de cordas.

Além de ser especialista em cerimônias religiosas, o Harmonia 4 ampliou seu leque de atuação e pode proporcionar um variado repertório para recepções, coquetéis, festas e outros eventos. Com músicos renomados, que acumulam experiências em diversos grupos e apresentações nacionais e internacionais, o quarteto traz inovação e sofisticação ao cenário musical regional.

Vivian Vignoli

Violinista

Bacharela em Violino pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Licenciada em Música pela Faculdade Mozarteum (SP) Especialistas em Ensino Coletivo de Música pela Faculdade Claretiano. Iniciou os estudos de música e violino no ano de 1996 aos 6 anos de idade na Escola de Artes Pró-Música com o professor João Carlos Silva e atualmente continua seus estudos do instrumento com o professor Paulo Lückman.
É assídua participante do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, pois participou das últimas 16 edições, o que lhe permitiu tocar sob a Regência de importantes maestros como Sergio Dias, Nerisa Audrighi, Israel Menezes e Erivaldo Fraga.

Além de ter tido aulas com os renomados professores Edison Queiroz , Mariana Sales, Leonardo Lacerda, Aureliano Araujo, Marco Dam, além de ter participações em algumas edições de Master Class com o professor Paulo Bosisio. No ano 2001 entrou para orquestra de Câmara Pró-Musica sob regência do maestro Nelson Nilo Hack . Em 2007 começou o trabalho como monitora de violino na Escola de Artes Pró-Música.

Em 2009 participou, como instrumentista da Orquestra de Câmara Pró-Música, do Festival de Orquestras Jovens, Eurochestries, realizado na França durante o mês de Julho. Entre os anos de 2018 e 2020 foi violinista permanente do naipe de segundos violinos da Orquestra Juiz de Fora.

Sua sólida formação tem reflexo nos vários trabalhos que tem feito junto a diferentes grupos, tanto de música erudita quanto popular. Tem feito inúmeros trabalhos em Juiz de Fora e região, gravações em Studio, como a trilha sonora do Premiado Curta Metragem: "Entre Pontes". Além de participações em shows de Rock com Bandas como Ruanitas (RJ), Artika (BH) ,Trafico de Rock ( JF) e Banda TresDias( JF) Queen Celebration ( SP)

João Paulo Faria

Violinista e Violista

Violinista juizforano, bacharel em Violino pela UFJF, licenciado em Música, especialista em Educação Musical e Ensino das Artes e mestrando da Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou sua vida musical aos 7 anos de idade, quando se preparava para entrar no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, onde foi iniciado em vários instrumentos e se formou técnico em Piano, paralelo ao curso de Piano, começou o estudo do Violino no Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora. Nesse período participou de grupos musicais como a Orquestra Mario Vieira e a Orquestra de Violões, do Conservatório, e a Orquestra Escola e a Camerata Jovem, essas, do Centro Cultural Pró-Música, atuou nos dois principais grupos orquestrais dessa mesma entidade, a Orquestra Sinfônica e a Orquestra de Câmara Pró-Música, ambas sob a regência do renomado maestro e músico Nelson Nilo Hack.

Participante assíduo do “Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga”, participou de 14 edições do festival, onde teve aulas com ilustres professores, como Edson Queiroz, Leonardo Lacerda, Paulo Bosísio, Mariana Salles e, também maestros, como Sérgio Dias, José Ademar Rocha e Nerisa Aldrighi.

Participou da 20º edição do “Festivals Européens d'Orchestres de Jeunes” - “Eurochestries”, realizado na França em 2009, onde atuou junto com músicos e regentes de alto nível da Europa e Ásia. Além de atuar em orquestras, realizou trabalhos no teatro e como monitor de violino na Escola de Arte do Centro Cultural Pró-Música e da disciplina “Teoria e Análise Musicais I” no departamento de música da UFJF. Foi professora de música na unidade do Sesc da cidade de Juiz de Fora e chefe do naipe de segundos violinos da Orquestra Juiz de Fora entre 2018 e 2020. Hoje, além de atuar como violinista e violista permanente no Quarteto de Cordas Harmonia4, também é Professor titular de Violino no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano em Juiz de Fora.

João Vitor de Oliveira

Violinista e Violista

Natural de Juiz de Fora, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos de idade no projeto Belgo-Filarmônica da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, no qual teve o primeiro contato com as práticas de violino e coral. Desde então tem participado de diversos grupos e atividades musicais do município e região.
Para sua formação enquanto músico, fez vários cursos de capacitação, tendo participado de diversas edições da Oficina de Música CINVES (edições de 2004 a 2012), Festival Vertentes Musicais na cidade de São João Del Rei, além de festivais de música coral nas cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Juntamente a isso, como complemento à sua formação, integrou grupos corais, tais como: Coral das Escolas Municipais de Juiz de Fora, Coral Unimed e Coral dos Meninos Cantores da Academia.

Como instrumentista de orquestra, integrou diversas formações na cidade de Juiz de Fora, tendo maior atuação na Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, na Orquestra Sinfônica Mário Vieira, no Grupo Sinfonietta, grupo este no qual foi membro fundador, e sendo músico titular dos primeiros violinos da Orquestra Juiz de Fora entre 2018 e 2020.Desde o início de sua formação tem participado de trabalhos em cerimônias e eventos na cidade de Juiz de Fora e região. Atualmente se dedica ao Grupo Harmonia 4.

Kevenn Arnold Dos Santos Silva

Violoncelista

Kevenn Arnold Dos Santos Silva, iniciou seus estudos musicais aos 14 anos de idade. Do ano de 2009 a 2012 foi integrante da Orquestra de Cordas de Sarzedo, e obteve aulas com os professores Paula Mendes, João Candido e Frederico Nable. No ano de 2013 foi integrante da orquestra Vallourec onde realizou aulas com o professor Anderson Silva. Nesse período realizou o Festival de Música de Sarzedo nos anos de 2011 e 2012 tendo aula com professores renomados como Abel Moraes e Victor Uzur.
No ano de 2012 participou do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora onde realizou aulas com os professores Atelisa de Sales e Clodoaldo Leite. Nos anos de 2015 a 2020 participou do Festival de Violoncelos de Ouro Branco, onde realizou masterclass com diversos professores de renome internacional como Kaiamy Satomi, Eduardo Swerts, Marcio Carneiro, Fabio Presgrave, Matias de Oliveira, Csaba Onczay entre outros. No ano de 2015 participou da Semana da Música de Belo Horizonte onde realizou masterclass com o professor Marcio Carneiro.

Em 2016 foi aprovado no concurso interno da UFSJ, o Concurso Música XXI, participou do festival BeloCello em BH, no ano de 2019, Festival Flausino Valle em 2022. Atualmente é professor no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado e violoncelista associado na Associação brasileira de violoncelo.

Ana Maria de Oliveira Vieira

Violoncelista

Ana Maria de Oliveira Vieira é bacharela em violoncelo graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É arranjadora e editora de partituras.Iniciou sua trajetória musical aos 8 anos de idade, tendo o piano como seu primeiro instrumento, sendo estudante do Conservatório Estadual de Música Haidee França Americano na classe da professora Marita.Em seguida, iniciou seus estudos de violoncelo em 1997 e, em 1998, começou sua trajetória orquestral na Orquestra Sinfônica do Centro Cultural Pró Música na cidade de Juiz de Fora e, posteriormente, no ano de 2000, na orquestra de câmara da mesma instituição, ambas sob a regência do maestro Nelson Nilo Hack.Em 2009 fundou o Quarteto de Cordas Harmonia 4 com o objetivo de entrar no mercado de música para casamentos e eventos na cidade de Juiz de Fora e região.

Entre 2013 e 2014, foi violoncelista permanente do Grupo Sinfonietta, projeto do violoncelista Irineu Pereira.No período de 2018 a 2020, foi integrante da Orquestra Juiz de Fora, também como violoncelista permanente.Atualmente atua como titular da cadeira de violoncelo do Quarteto de Cordas Harmonia 4, além de servir como arranjadora e editora para o grupo.

Jhonata Lino Machado

Violista

Iniciou estudos em violino aos 10 anos de idade no Projeto Orquestra Escola, organizado pela Scala Escola de Música e Filarmônica de Juiz de Fora como violinista. Juntamente a isso, como complemento à sua formação, fez parte de diversas formações corais, entre elas: Coral das Escolas Municipais de Juiz de Fora, Coral dos Meninos Cantores da Academia, Coral Scala, Coral Cesama, Coral Unimed, entre outros.Ainda como violinista, fez diversos cursos de capacitação, com destaque para o curso CINVES, realizado em Juiz de Fora. Jhonata teve mais de 10 participações tendo sido aluno de diversos professores reconhecidos nacionalmente.Em 2010, passou a adotar como instrumento principal a viola de arco e, desde então, tem se dedicado exclusivamente a este instrumento, apesar de ainda ser hábil violinista.Atualmente é estudante de música na Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do naipe de violas da Orquestra Sinfônica de Betim e violista no Quarteto Harmonia 4.

Maurilio Andrade

Violista

Estudante de violino desde 1989. Possui diversos Cursos como de Prática de Orquestra - 7º Inverno Cultural - IX CINVES, ministrado por Ernani Aguiar, com duração de 36 horas/aula, realizado em São João del Rei - MG. Sendo este curso oferecido pela Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (FUNREI) em julho de 1994. Alem de e Violino - 7º Inverno Cultural - IX CINVES, ministrado por Alberto Jaffé, com duração de 36 horas/aula, realizado em São João del Rei - MG. Sendo este curso oferecido pela Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (FUNREI) em julho de 1994.

Curso de Prática de Orquestra - 8º Inverno Cultural - X CINVES, ministrado por Ernani Aguiar, com duração de 36 horas/aula, realizado em São João del Rei - MG. Sendo este curso oferecido pela Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (FUNREI) em julho de 1995. Professor de Violino na Sociedade Cultural Ad Libtum - Scala Escola de música, desde janeiro de 1996 (telefone para contato: 3217 - 9120).

Professor de Violino no ano de 1996 no projeto de musicalização em Escolas Estaduais de Juiz de Fora, projeto realizado pela Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, com aprovação do MEC. Integrante da Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, de 1996 à 2014. Ex-cantor do Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia entre os anos de 1986 a 1994, com diversas apresentações por todo o Brasil, participando também de Congressos Nacionais, além da gravação de 2 LPs.

Ex-Cantor do Coral Sesi-minas de Juiz de Fora durante 05 (cinco) anos, período o qual fomos agraciados com o prêmio de melhor interpretação de uma peça de confronto em um concurso promovido pela FUNARTE no Rio de Janeiro, obtendo, também a 3ª colocação neste mesmo concurso. Turnês e viagens, inclusives ao exterior com intuito de divulgação musical e aperfeiçoamento.

Componente de um quarteto de cordas que presta serviços particulares à festas, casamentos, etc. Vários recitais e apresentações, tanto relativas à canto quanto a instrumento solo (violino). Hoje concertino da Orquestra Sinfônica Pro Musica UFJF, possui várias apresentações como solista da mesma.